A ECOUSINA é uma tecnologia orientada a correta destinação final e tratamento de matéria orgânica.
Segundo a Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) – “Panorama dos RSU no Brasil 2018-2019” –, são gerados no Brasil 216.438 toneladas de resíduos por dia, o que significa dizer que cada habitante produz, em média, 1,041 kg/ dia. O Brasil possui 5.564 municípios, caracterizados pelas seguintes cargas populacionais:
- até 50 mil habitantes são 5.061 municípios que representam 90% do total do país.
- entre 50 a 100 mil habitantes são 204 municípios.
- acima de 100 mil habitantes são 299 municípios.
De todo o RSU gerado nestes municípios, segundo a mesma Associação:
- 59,5% são destinados de maneira “adequada” via aterros sanitários e/ou “controlados”.
- 40,5% são destinados inadequadamente, via vazadouros a céu aberto e outros.
Inicialmente, destacamos que a ECOUSINA busca atender a algumas demandas pertinentes ao contexto político-social brasileiro, são elas:
- Contribuir com a preservação do meio ambiente.
- Ser uma alternativa viável para os gestores municipais no tocante a gestão ambientalmente correta da destinação dos RSUs, especialmente a matéria orgânica.
- Oferecer soluções para empresas privadas – grande geradores de resíduos orgânicos – com a diretriz da correta destinação final de resíduos.
- Todas as ECOUSINAS são tratadas como Projetos – empreendimentos únicos – e orientadas por estudos de viabilidade técnico econômico e financeiro.
- Atender a Lei do Saneamento Básico – sancionada em 2020, que já se encontra em vigor no Brasil. Apesar deste fato, os indicadores de destinação final do RSU no Brasil ainda deixam muito a desejar.